EMSI faz atendimentos em Barreira Alta mas faltam medicamentos

PB São José II / 27 de abril de 2023

27 de Abril de 2023, Barreira Alta

Robson Moreira Marinho, da etnia Tukano, é professor de Barreira Alta (comunidade da área de abrangência do Polo-Base São José II onde moram famílias Hupd’äh e Tukano) e enviou uma mensagem de áudio por WhatsApp para o Ponto de Saúde da FOIRN.

No áudio, o professor tukano conta que a comunidade foi vacinada na semana passada e que a EMSI visitou a comunidade nessa semana. Segundo ele, os atendimentos correram bem. No entanto, comentou sobre a falta de medicamentos e colocou que a equipe não trouxe medicamentos que haviam sido solicitados pelos usuários:

“Essa semana não teve vacinação porque semana passada já passou o helicóptero fazendo a vacina do pessoal aqui. Essa semana o atendimento foi tudo tranquilo, teve odontólogo, os enfermeiros estavam aí, foi tudo tranquilo. Pelo que eu vi, só não teve medicamento. Às vezes a gente pede, a gente precisa e aí os medicamentos não tem. O resto foi tudo tranquilo.”

Áudio do professor Robson Marinho

Segundo Marcelino Massa, que recebe as mensagens das comunidades no Ponto de Saúde, a ausência de medicamentos é uma questão antiga:

“Sempre foi assim, porque depende da compra do Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Como é atenção primária, ela não pode comprar tanto acima do que é básico. Mas, às vezes, o pessoal compra conforme os usuários precisam. Nós podemos reforçar isso, solicitar que acrescentem mais medicamentos ao Rename. Pelo menos medicamentos simples como dipirona, essas coisas.”

Robson Marinho também contou que a equipe não fez atividades de educação em saúde, pois a comunidade estava recebendo parentes para uma festa de caxiri:

“A palestra não teve porque também um pessoal tava aqui, eles chegaram na segunda feira e tomaram caxiri. (…) Aí a gente sabia que a equipe ia chegar, nós fizemos aqui conjuntamente com os professores, ajudamos eles aqui, esperamos, avisamos os alunos aqui, os pais… Os pais que não trouxeram né. Alguns pais, outros trouxeram sim, eles chegaram sim.”

Além de algumas famílias não terem comparecido aos atendimentos por estarem participando da celebração, muitas famílias que vivem em áreas mais distantes também não compareceram aos atendimentos:

“Com diz vovô Moisés, tem umas vilas aqui, vila Nossa Senhora do Remédio, outra é Praça Cucura, outro Buritizal, aí tem Areal, aí o resto o pessoal que estava distante, um pouco longe, eles não compareceram. Mas a equipe foi bem recebida e eles atenderam como eles puderam.”