Equipe de saúde ligada a missionário realiza atendimentos em aldeias Hupd’äh com apoio da equipe do Polo-Base São José II

PB São José II / 10 de maio de 2023

10 de Maio de 2023 – Taracuá Igarapé, Barreira Alta e Nova Fundação

Domingos Sávio Azevedo, mais conhecido como Dominguinhos, é Agente Indígena de Saúde (AIS) do Polo-Base de São José II. Em mensagem de áudio enviada ao Ponto de Saúde da FOIRN, o AIS conta que equipe de saúde ligada a missionário está realizando atendimentos em aldeias Hupd’äh com apoio da equipe do Polo-Base São José II.

Áudio em Tukano do AIS Domingos Barreto

Desde sábado, a equipe de saúde missionária está fazendo atendimentos em aldeias Hupd’äh. A equipe, composta por profissionais como enfermeiro, médico e odontólogo, é ligada ao pastor da Igreja Presbiteriana Cheol Ki Kim.

A equipe do Polo-Base de São José II está fazendo o acompanhamento da equipe do pastor Kim. A maior parte dos técnicos da equipe do DSEI é falante de Tukano e auxilia a equipe missionária realizando traduções. Segundo o AIS, a equipe do pastor Kim tem uma parceria com o DSEI Alto Rio Negro para realizar atendimentos nas aldeias.

Na segunda-feira, a equipe esteve em Taracuá-Igarapé e Santa Terezinha. Ontem, iniciaram o atendimento em Barreira Alta. Nos dias 11 e 12, a equipe estará em Nova Fundação.

Equipe de saúde ligada a missionário faz atendimento no centro comunitário de Barreira Alta

Dominguinhos questiona organização do cronograma das equipes. Segundo ele, as equipes passaram dois dias em Taracuá Igarapé e apenas um dia em Barreira Alta, apesar da população desta última também ser grande. O AIS considera que seria melhor que as equipes passassem dois dias em cada comunidade. Além disso, coloca que, como a equipe vai direto de Barreira Alta para Nova Fundação, “muitos usuários que moram entre as duas comunidades vão ficar para trás”.