Indigenous Leadership, Anthropology and Intercultural Communication for COVID-19 Response in the Rio Negro Indigenous Territory, Brazilian Amazonia

O artigo "Liderança Indígena, Antropologia e Comunicação Intercultural para Resposta à COVID-19 no Território Indígena do Rio Negro, Amazônia Brasileira", escrito em co-autoria por Danilo Paiva Ramos, Alex Shankland, Domingos Barreto e Renato Athias, foi produto do projeto Comunicação Intercultural para uma resposta efetiva à Covid-19 nos territórios indígenas.

Resumo:

Em todo o mundo, os povos indígenas estão entre as comunidades mais severamente afetadas pela COVID-19. Além disso, a capacidade dos sistemas de saúde e das políticas sociais para apoiar as respostas indígenas à pandemia foi afetada por desafios de comunicação intercultural, às vezes agravados por atitudes sociais e políticas racistas e excludentes. A Amazônia brasileira tem sido um caso particularmente extremo neste sentido.

Este artigo reflete sobre a experiência de um grupo de lideranças indígenas e antropólogos não indígenas trabalhando para promover abordagens interculturais para responder a epidemias na região do Rio Negro, no noroeste da Amazônia. Reúne descobertas de trabalho de campo presencial sobre respostas indígenas a surtos de doenças infecciosas que afetaram a região antes da pandemia de COVID-19 e de pesquisas remotas sobre resposta à COVID-19 realizadas em 2020 e 2021.

O artigo, publicado na Revista Anthropology in Action, pode ser encontrado no seguinte link: https://www.berghahnjournals.com/view/journals/aia/29/1/aia.29.issue-1.xml

Nenhum comentário

Deixe um comentário